Receitas

Chá de Maçã e Canela

Nos dias frios de inverno os chás são uma ótima opção para esquentar o corpo. Mas algumas pessoas (eu, por exemplo), gostam de tomar chá até nos dias quentes. E se você preferir, ainda tem a opção de tomar chás gelados em dias de calor. Eles são relaxantes e costumam ser muito saborosos, podendo ser também refrescantes, se a sua escolha foi tomar a bebida fria. Além disso, como todos sabem, muitos chás possuem propriedades medicinais, contribuindo para o bom funcionamento do organismo.


Hoje falaremos sobre uma combinação saborosa e saudável: o chá de maçã com canela. Veja como preparar o chá!


Ingredientes:

1/2 litro de água
2 pauzinhos de canela
cascas de 4 maçãs vermelhas


Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes e leve ao fogo. Deixe ferver por cerca de 5 a 10 minutos, desligue e coe. Não é necessário adoçar, ainda mais se você estiver querendo emagrecer.


Posologia:

O chá pode ser tomado quente ou frio. Você pode mudar a forma de tomar dependendo do clima. Em dias frios, um bom chazinho quente é uma ótima opção para esquentar o corpo, enquanto nos dias quentes, o chá gelado pode ser usado para refrescar. A sugestão é de 3 xícaras ao dia, evitando tomar o chá à noite, pois a canela é estimulante e pode dificultar o sono.


Propriedades do chá da maçã:

O chá de maçã auxilia no processe de digestão, reduz os inchaços, dificulta a absorção de gorduras pelo organismo e, por ser rico em fibras, ainda melhora o funcionamento do intestino.

A maçã também possui substância antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o surgimento de diversas doenças. O chá de canela, por sua vez, estimula a produção de insulina e também dificulta a absorção de gorduras. A bebida também acelera o metabolismo e ajuda a combater doenças infecciosas. Por isso, a combinação da maçã com a canela é ótima para quem quer perder peso, além de ajudar no controle do diabetes e do colesterol alto.


Cuidados:

O chá de canela pode provocar hemorragias e abortos. Por isso, mulheres grávidas não devem tomar o chá. A dica é certificar-se com absoluta certeza que não há possibilidade de gravidez antes de tomar este chá.

O chá de canela também deve ser evitado por pessoas com insônia, ou muito ansiosas, pois esta especiaria tem propriedades estimulantes, que podem deixar a pessoa mais agitada, dificultando o sono. O chá deve ser evitando principalmente à noite.

Fonte: http://natural.enternauta.com.br/cha/cha-de-maca-e-canela/