Dicas, Óleos Essenciais

Dicas para tratar a caspa

9 Dicas de óleos essenciais para tratar a caspa

A caspa é caracterizada pela descamação da pele no couro cabeludo causada pela quantidade excessiva da produção do óleo das glândulas sebáceas. Raramente é uma condição grave, mas pode ser difícil de tratar completamente e é embaraçoso pois a imagem da caspa pode ficar visível nas roupas e  associada à má higiene ou falta de cuidado.

Existem inúmeras maneiras para tratar a caspa; Para algumas pessoas, só é  preciso lavar os cabelos com mais frequência ou utilizar um shampoo medicinal. Mas se você preferir evitar medicamentos, este artigo irá informá-lo sobre um tratamento mais natural e suave na forma de óleos essenciais.

Os sintomas da caspa

Geralmente não é muito difícil identificar os sinais de caspa; Você terá flocos brancos da pele que pontilham seu cabelo e seus ombros.  Para algumas pessoas, a condição pioram em determinadas épocas do ano.

O que causa Caspa?

Existem várias causas para o aparecimento da caspa, as mais comuns:

  • Pele seca: Uma das razões mais comuns para a caspa é a pele seca. Se você tem caspa causada pela pele seca, os flocos característica tendem a ser menor e mais seco do que aqueles causados ​​por outros tipos de caspa. Pessoas com caspa causada pela pele seca são geralmente afetados em outros lugares em seu corpo também.
  • A dermatite seborréica: Esta é outra causa comum de caspa, mas ao contrário de pele seca este tipo de caspa é devido a pele excessivamente oleosa e é caracterizada por pele vermelha, oleosa coberto de escamas escamosas.
  • Poucas lavagens: Para algumas pessoas, simplesmente lavar os cabelos com mais frequência (pelo menos uma vez por dia) pode ser tudo o que é necessário para se livrar da caspa. Não lavar regularmente significa que as células da pele e óleos podem acumular no couro cabeludo levando a caspa.
  • Fungo: um tipo de levedura de fungo chamado Malassezia . Para algumas pessoas , o fungo pode causar irritação do couro cabeludo.
  • Dermatite de contato: Algumas pessoas são sensíveis aos ingredientes contidos em certos produtos para o cabelo, o que leva a uma reação. Esta reação adversa pode incluir coceira, vermelhidão e descamação do couro cabeludo. Coloração, certos produtos químicos e até mesmo determinados shampoos utilizados regularmente, pode irritar o couro cabeludo e causar a caspa. Se você notar que um determinado produto está causando esta reação, pare de usá-lo imediatamente.

 

 Óleos essenciais para tratar a caspa

Muitos óleos essenciais contêm propriedades terapêuticas muito semelhantes tanto para os cabelos como para o corpo.

Você pode combinar qualquer um destes óleos em medidas iguais ou usar apenas um deles, mas certifique-se de diluí-los primeiro com uma base neutra ou diluído em óleo vegetal como:  óleo vegetal de coco palmiste, jojoba, rícino são todas as grandes escolhas para o cabelo e couro cabeludo.

1. Óleo essencial de Alecrim

O óleo essencial de Alecrim é considerado  um dos óleos essenciais melhores para eliminar a caspa. Ele contém compostos antibacterianos e antifúngicos que podem tratar a caspa e restaurar o equilíbrio do seu couro cabeludo.

Você pode adicionar algumas gotas no seu shampoo ou diluir algumas gotas de óleo de alecrim com óleo de coco extra-virgem e massageá-lo no seu couro cabeludo a noite lavá-los na manhã seguinte.

2. Óleo essencial de Lavanda

Óleo essencial de lavanda é um dos mais populares de todos os óleos; Sua lista de benefícios terapêuticos é interminável e pode fazer maravilhas no combate a caspa.
Apesar do  óleo de lavanda ser considerado um óleo essencial suave, é importante diluí-lo em base ou óleo vegetal antes de aplicá-lo ao seu couro cabeludo. Uma vez diluído, massageá-lo suavemente no couro cabeludo, cobrir a cabeça com uma toalha quente por pelo menos 30 minutos antes de enxaguá-lo com água e um xampu sem sulfato e parabenos. Repita o processo diariamente durante o tempo necessário.

3. Óleo essencial de Tea Tree

O óleo essencial de tea tree é um antibacteriano natural muito poderoso e possui compostos anti-inflamatórios e antifúngicos excelentes

Ele pode ajudar a combater a escamação da pele e aliviar qualquer irritação do couro cabeludo.. Você pode usá-lo exatamente da mesma maneira como os outros óleos essenciais mencionados, mas certifique-se de diluí-lo bem, porque é um óleo essencial poderoso.

4. Óleo essencial de Hortelã Pimenta

O óleo essencial do hortelã pimenta não só vai auxiliar a combater a caspa mas irá estimular o crescimento dos cabelos. Utilize dilúido no shampoo ou em base /óleo vegetal.

É um excelente óleo antibacteriano que combate a caspa e alivia a irritação no couro cabeludo.

5. Óleo essencial de Eucalipto

O óleo de eucalipto contém propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias tornando-se ainda outra excelente escolha para problemas de pele, cabelo e couro cabeludo , você pode utiliza-lo combinando com outros óleos para combater a caspa.

6. Óleo essencial de Limão

O óleo essencial de limão também é considerado um excelente óleo essencial no combate a caspa. No entanto é preciso ter cuidado com os óleos essenciais cítricos pois são conhecidos por causar fotosensibilidade devido as furanocumarinas presentes  e é preciso ter o máximo de cuidado para não se expor à luz solar direta após aplicá-lo à sua pele ou no couro cabeludo. Caso faça utilização de algum óleo cítrico , certifique-se de enxaguar bem os cabelos e o couro cabeludo, e utilizar um shampoo suave para remoção completa.

7. Óleo essencial de Camomila Romana

Óleo de camomila romana é uma excelente escolha para combater a caspa e aliviar a coceira no couro cabeludo.  Contém propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias ideais para o tratamento das condições.  Pode-se combinar com outro óleo essencial e diluí-lo com um óleo carreador e massageá-lo no couro cabeludo diariamente.

8. Óleo essencial de Capim Limão (lemongrass)

Rico em propriedades anti-fúngicos e anti-bacterianos, o óleo essencial de Capim limão ajuda eficazmente para tratar problemas de cabelo causada de infecções fúngicas no couro cabeludo, como caspa, psoríase, doença da pele (tinea capitis), foliculite, dermatite seborreica, etc.  além de re-energizar o couro cabeludo e folículos pilosos. Segundo o Cientista aromatólogo Fabian Laszlo a formulação tônica capilar com 10% de óleo de capim-limão foi a preparação mais eficaz. Mas atenção: experimente antes o capim limão em menor diluição na sua pele, pois ele é um óleo que contém aldeídos e pode arder.

9. Outros óleos essenciais

Tomilho, salvia esclareia, bergamota, cipreste, patchouli e cedro também contêm propriedades terapêuticas adequadas para tratar a caspa e manter seu couro cabeludo saudável.

Receitinhas para combater a caspa :

3 gotas de óleo de lavanda
5 gotas de óleo de limão
2 gotas de óleo de alecrim
2 gotas de óleo de hortelã-pimenta

100ml de shampoo sem parabeno e sulfato ou óleo vegetal

 

3 colheres de oleo vegetal,

3 a 4 gotas de oleo essencial de Capim Limao

 Aplicar no couro cabeludo e massagear suavemente. Deixar por 2 a 3 horas e lavar com shampoo sem sulfato e parabenos ou deixar por 1 noite e retirar pela manhã. Aplique 2 x por semana por 1 mês e veja o resultado.

 

4 gotas de patchouli

5 gotas de lavanda

3 gotas de cedro

3 gotas de eucalipto

100ml de shampoo sem parabeno e sulfato.

Lavar os cabelos com esta sugestão 2x por semana, deixando alguns minutos antes de enxaguar.

Como veículo carreador, posso sugerir além daqueles que já foram citados, o vinagre de maçã ou aloe vera .